Metal Work lançou Manual de Economia de Energia

18/03/2017 13:42

Além do Guia, a empresa ofereceu palestra também gratuita para as indústrias com objetivo de conscientizá-las sobre a importância da padronização de ferramentas no combate contra o consumo excessivo de energia

Com o título “Poupando Energia e Meio Ambiente”, a Metal Work Pneumática do Brasil, tradicional indústria fornecedora de equipamentos para automação pneumática, lançou um manual de economia de energia, na Feira da Mecânica, que aconteceu no mês de maio, em São Paulo.

Hernane Cauduro, diretor da empresa no Brasil, afirma que tradicionalmente, a Metalwork, no Brasil e no mundo, sempre deu grande importância às questões ambientais, mas após a criação do sistema de Gestão Ambiental e obtenção da Certificação UNI EM ISO 14001,está totalmente empenhada em reduzir continuamente as emissões e os desperdícios, bem como de água, de energia e das matérias primas, além de adotar processos tecnológicos com menor impacto ambiental.

Vendidos no mundo todo, os produtos fabricados pela Metal Work, utilizam ar comprimido, que é uma energia limpa, mas que, para funcionar, consome uma grande quantidade de energia. “Cientes disso – explica Cauduro – e consciente de sua responsabilidade, a empresa se considera no dever de repassar aos seus clientes e ao mercado em geral, uma metodologia que ajude a reduzir o desperdício de energia”.

Manual

Com o material, o profissional poderá tirar dúvidas e definir de forma mais precisa a estrutura que pretende montar em sua empresa, reduzindo custos ao escolher o tamanho certo do cilindro, a pressão e peças de vedação eficientes que irão compor o maquinário.

Além disso, de acordo com Cauduro, quem visitou o estande entendeu os conceitos e conheceu as práticas eficazes que auxiliam no uso correto desta energia limpa, através de palestras gratuitas. O software explicativo também está disponível para download livre no site da Metal Work.

Fator fundamental para manter em funcionamento a linha de produção de qualquer indústria, a energia elétrica pode desempenhar um papel que vai além do já estabelecido e se tornar elemento determinante para a saúde financeira da empresa. No setor pneumático, de acordo com a Metal Work, identificar os possíveis pontos causadores de desperdícios no consumo não se restringe somente na verificação de luzes acesas indevidamente ou computadores ligados e sem uso. “Neste caso, a análise é mais específica, e o diagnóstico mais comum remete à falta de manutenção nos cilindros de ar-comprido”, afirma, e recomenda que para se conseguir uma efetiva economia de energia com equipamentos pneumáticos,  é  importante que se verifique:

Escolha correta do tamanho do cilindro: a utilização correta de cilindro e pressão gera economia. Um cilindro que requer uma menor vazão permite associar válvulas, conexões e tubos de menor tamanho, fazendo, assim, economia.

Utilização de recursos que proporcionem economia: se um cilindro requer força somente em um sentido, por exemplo, quando a haste do cilindro avança, e uma menor força é suficiente na direção contrária, pode-se economizar bastante energia em utilizar uma válvula menor. Isso reduz a pressão de alimentação da câmara do cilindro e permite a exaustão mais facilmente

Eliminação dos vazamentos de ar: vazamentos de ar nos sistemas desperdiçam uma grande quantidade de dinheiro. O problema é que, além do consumo de energia, o compressor submete-se a esforço a mais do que o necessário, mesmo quando a máquina não está em operação. A verificação periódica dos vazamentos de ar e a instalação de válvulas solenóides em cada máquina são duas práticas indicadas para que se faça o uso correto dos cilindros.

Sobre a Metal Work

Empresa líder na produção e  comercialização de equipamentos pneumáticos para automação industrial, presente em todos os continentes e representada em mais de 70 países. No Brasil, a  Metal Work  produz e desenvolve produtos customizados para a indústria brasileira e da América Latina.

O Grupo Metal Work foi fundado em 1967, na cidade de Brescia, Itália, produzindo conexões para ar comprimido. Em meados dos anos 80, iniciou a produção de componentes para automação pneumática, desenvolvendo a linha de produtos que realizam movimentos usando ar comprimido como energia. Seu portfólio de produtos conta com mais de 15 mil referências.

Entre as principais famílias de produtos, estão: atuadores pneumáticos, elétricos lineares e rotativos; válvulas e eletro válvulas direcionais, de processo e áreas classificadas; válvulas para segurança em máquinas; elementos para manipulação, pinças, guias lineares; conexões de engate rápido; linha de filtros reguladores para tratamento do ar comprimido; sistemas montados em painéis e estruturas de máquinas em alumínio.

www.metalwork.com.br

 

https://mais.uol.com.br/view/acgl1lizk7jk/metal-work-lancou-manual-de-economia-de-energia-04024D1C396AD4915326?types=A&